Focaccia

Uma receita tão fácil de fazer quanto gostosa, a focaccia é um pão italiano, apreciado puro, como acompanhamento de um bom vinho ou cerveja, ou para se fazer com diferentes recheios. O segredo da focaccia, que dá o gostinho característico, é o azeite de oliva.

Ingredientes

8 ramos de alecrim

½ cubo de fermento de padeiro

225 g de farinha

8 colheres de sopa de azeite de oliva

½ colher de chá de sal

papel manteiga

 

Modo de Fazer

Lave o alecrim, retire as folhas do caule e pique-as em pedaços finos. Aqueça 150 ml de água, e dissolva o fermento na água quente.

Misture na batedeira a farinha, ½ colher de chá de sal, metade do alecrim picado, duas colheres de sopa de azeite e o fermento dissolvido até obter uma massa homogênea. Se a massa estiver úmida ou pastosa demais, adicione, aos poucos, uma pequena quantidade dede farinha e misturando até obter a consistência necessária. Cubra a massa e deixe fermentar por trinta minutos.

Depois de deixar fermentar, amasse novamente a massa. Em seguida, abra-a sobre uma superfície enfarinhada, usando um rolo, de modo a formar um retângulo. Coloque a massa numa forma forrada com papel manteiga. Cobra novamente a massa e deixe-a fermentar por mais dez minutos.

Salpique o pão com três ou quatro colheres de azeite, sal marinho e o alecrim picado. Em seguida, borrife o pão generosamente com água Leve a ao forno pré-aquecido a 200 ° C, deixando assar por 10-15 minutos, até ficar crocante.

Retire o pão do forno e salpique novamente com 2-3 colheres de sopa de azeite, cubra a focaccia com um pano de cozinha e deixe esfriar.

Está pronto!