Pão de Alentejo

Alimento básico e base de muitos pratos da região portuguesa de Alentejo, este pão tem um sabor característico, um tanto ácido, por conta da fermentação a que a massa é submetida. Ótimo para se comer com azeite e sal, azeitonas e queijos.

Ingredientes (para 2 pães)

1 kg de farinha de trigo

150 a 250 g de massa mãe

15 g de sal

0,6 l de água

Modo de fazer

Massa mãe

Dois dias antes de fazer o pão, misture um cubo de fermento biológico com 90 g de farinha e 70 ml de água, envolva em papel alumínio ou filme plástico e coloque na geladeira. No dia em que for fazer o pão de Alentejo, retire a massa mãe da geladeira algumas horas antes de utilizá-la. Ela terá aumentado de volume e apresentará um cheiro forte, azedo.

O Pão

Misture na batedeira a massa mãe num pouco de água morna até desfazê-la. Em seguida, adicione o sal, a farinha e a água. Bata na primeira velocidade da batedeira durante dez minutos.

Depois, cubra a massa e deixe-a repousar até dobrar de volume. Esse processo pode demorar até cinco horas. Aqui, você pode retirar uma porção de massa (150g a 250g) que servirá de fermento para o próximo pão. Envolva-a em papel alumínio ou filme plástico e guarde-a na geladeira.

Depois que a massa tiver crescido, molde-a e coloque-a numa forma polvilhado com farinha e cubra-a com um pano. Espere mais trinta a quarenta minutos e leve ao forno aquecido a 250ºC durante trinta a quarenta minutos ou até dourar